Ai Wei Wei @Large Exposição em Alcatraz

“Traces” maior obra da Exposição feita com peças de lego

 

O artista chinês Ai Wei Wei  (Pequim- 1957) se supera mais uma vez e nos apresenta Ai Wei Wei @Large (chamada (at) large:Ai Wei Wei on Alacatraz).

Um verdadeiro tributo aos prisioneiros políticos. Assim pode ser descrita a exposição do artista e ativista chinês Ai Weiwei, montada na antiga ilha prisão de Alcatraz.

O trabalho reúne 1.2 milhões de peças de lego, que compõem 176 imagens de presos políticos e exilados. Entre os retratados estão o ex-analista da agência de espionagem americana NSA Edward Snowden, o cantor pop tibetano Lolo e o ex-presidente da África do Sul e líder da luta contra o apartheid no país Nelson Mandela.

Ai Weiwei também já foi um preso político. Em 2011, ficou encarcerado por 81 dias e, atualmente, não pode deixar a China, pois seus passaporte foi confiscado.

 

AI WEI WEI DOCUMENTO DE PRISÃO CONDICIONAL

1411133372469_alcatraz

“Um ícone famosíssimo próximo e ao mesmo tempo distante da civilização.A Ilha de Alcatraz, com seu famoso presídio desativado desde 1963, é um dos monumentos mais visitados dos EUA. O cinema, com suas fugas lendárias e carcereiros cruéis, assim como a sombra de Al Capone, fizeram desse local uma fortaleza de segurança máxima. Mas do cais não se tem essa sensação inexpugnável. Pelo contrário, para quem não souber da força das correntezas e da baixa temperatura de suas águas, habitadas por tubarões, a façanha de escapar não parece tão complexa. O rigor, sim, é visível, a começar pelo clima. A umidade impregna tudo, e as regras da fortaleza deixam claro que não há volta. Os detentos tinham apenas 4 direitos: comida, teto, roupa e assistência médica.”

Ai Wei Wei em seu ateliê com Cheryl Haynes curadora da exposição

Ai Wei Wei em seu ateliê com Cheryl Haynes curadora da exposição

Ai Wei Wei  é um artista  chinês contestador que luta pela liberdade através de sua arte. Ele se supera mais uma vez ao nos apresentar suas idéias libertadoras e de tributo político.

A curadora da exposição, Cheryl Haynes explica: ” Foi fascinante. O Governo chinês cassou o passaporte de Ai Wei Wei e ele não pôde sair da China, então eu fui 6 vezes ao seu ateliê para levar vídeos, filmes, mapas, livros..”

O artista mexe com as idéias existentes no imaginário das pessoas sobre a ilha. Penetra em seu interior e transforma as instalações mal tratadas pelo tempo e uso, em um oásis de liberdade expressiva.

 

25set2014---exposicao-do-dissidente-chines-ai-wei-wei-que-sera-aberta-ao-publico-em-27-de-setembro-em-alcatraz-famoso-presidio-desativado-localizado-em-uma-ilha-proximo-a-costa-de-sao-1411663385905_956x

 

 

Sem sair da China,  Ai Wei Wei fez seu projeto e enviou assistentes para a montagem. Contou com a cumplicidade de várias pessoas talentosas e receptivas às suas idéias. Transformou o local de onde todos queriam fugir, em um local de  reflexão sobre a liberdade do ser humano.  A liberdade de ir e vir, de agir conforme sua vontade são  coisas raras para a maioria dos chineses ainda nos dias de hoje. Usou este paralelo com Alcatraz, para mostrar que não é necessário estar preso em uma penitenciária de máxima segurança para ter seus sonhos castrados. Poucos são os artistas que conseguiram notoriedade internacional, através de sua arte, na China.

 

Execução de "Traces" com 1,2 milhões de peças de lego

Execução de “Traces” com 1,2 milhões de peças de lego

 

ai-weiwei-alcatraz-large-designboom-10

 

 

ai-weiwei-alcatraz-large-designboom-26

 

 

 

“O resultado é impactante. A Exposição chamada @Large ( lê-se at large, ou  foragido ).

O percurso começa na Lavanderia, que era um local de trabalho para os presos. Segundo o código de conduta, o direito de ter um ofício dentro da prisão  tinha que ser conquistado. Assim, as pipas em forma de dragão que ocupam o Galpão Central com frases de Julian Assange e Edward Snowden, deixando clara a sua mensagem.

 

"@Large: Ai Weiwei on Alcatraz, art exhibition"

 

 

"Cropped"

“Cropped”

 

 

Ai Weiwei exhibits new works at Alcatraz

"Blossom, 2014"

“Blossom, 2014”

 

 

"Blossom detail"

“Blossom detail”

 

 

Montagem da obra "Refraction"

Montagem da obra “Refraction”

 

"Stay-tuned" detail

“Stay-tuned” detail

 

 

 

"Yours truly"

“Yours truly”

 

 

Edward Snowden feito com peças de lego

Edward Snowden feito com peças de lego

 

images (1)

 

 

la-et-cm-ai-weiwei-alcatraz-20140623-1024x680

 

 

large

 

 

 

Interpass_AiWeiwei_2

 

 

IMPERDÍVEL!!!!!!!!!

(Visited 217 times, 1 visits today)
Tags: , , , , , , , , ,
0