As mais belas mulheres da época de Ludwig I da Baviera

mulheres

Ludwig I da Baviera, encomendou ao artista da corte, Joseph Stieler, que retratasse as mulheres que o rei considerava de grande beleza e charme da sua época. Joseph Stieler pintou os quadros entre 1827 e 1850.

dl221&display&max=300

O Palácio Nymphenburg  em Munique, era utilizado como residência de verão pelos governantes da Baviera. Foi construído em 1664, inspirado na corte francesa, e rapidamente foi considerado como uma das mais belas obras arquitetônicas da Europa.

Ludwig I da Baviera, encomendou ao  artista da corte, Joseph Stieler, que retratasse as  mulheres que o rei considerava de grande beleza e charme da sua época.  Joseph Stieler pintou os quadros entre 1827 e 1850. Algumas foram suas amantes e até provocaram sua derrocada, como Lola Montez, esse romance proibido gerou um escândalo que foi o estopim para a revolução de 1848 .

São trinta e seis retratos de lindas mulheres de várias classes sociais, desde a filha de um sapateiro até a rainha.

Esses quadros não representam nenhuma coleção de quadros de suas amantes, mas sim uma homenagem do rei à Beleza.  Eles refletem o ideal de beleza da época: um misto de romantismo e Biedermeier .

Os mais famosos foram de  “Schöne Münchnerin” (A Beldade de Munique) Helene Sedlmayr, filha de um sapateiro e a dançarina espanhola Lola Montez, causa da revolução de 1848, quando o rei foi forçado a abdicar.

dl220&display&max=250

Helene Sedlmayr, considerada belíssima inclusive para os padrões atuais

dl223&display&max=250

Lola Montez

Lola Montez, nascida na Irlanda em 1818, com o nome de Maria Eliza Dolores Rosanna Gilbert. Como o seu pai era militar, a família viajou bastante e moraram em muitos lugares. Foram para a India, Escócia, Londres, Paris e Bath. Quando tinha 18 anos, sua mãe tentou casá-la com um homem muito mais velho. Montez fugiu com um Tenente que logo a deixou. Lola foi para a Espanha, aprendeu o Flamenco, a dança espanhola e, com a dança, rodou o mundo. Teve acesso a pessoas com muito poder, politicamente e culturalmente. Era amiga de George Sand, Alexander Dumas, entre outros.   Discutia assuntos de Estado com o Imperador Nicolau I da Russia e, por volta de 1845, tornou-se amante de do rei Ludwig I da Baviera.

dl224&display&max=250

Lady Jane Ellenborough

Ela era uma aristocrata inglesa que levou uma vida escandalosa para os padrões da época. Quatro maridos e vários amantes, inclusive o Rei Ludwig I.

dl225&display&max=250

Charlotte von Hagn

Atriz e comediante, foi celebrada em vários palcos onde atuou: Berlim, São Petersburgo, Hamburgo e Budapeste. Em 1848 ela se casou com um fazendeiro e se retirou dos palcos, mas se divorciou em1851. Ela teve um affair com Franz Lizt, que a chamava de concubina de dois reis e pode ter tido também um affair com Ludwig I.  O Rei encomendou um quadro seu em 1828 para a Galeria.
dl226&display&max=250

Marianna Florenzi

Nascida Marianna Bacinetti em Florença, foi uma nobre italiana e tradutora de estudos filosóficos. Ela era também conhecida pelo seu nome de casada, Marianna Florenzi Waddington. Filha do conde Bacinetti de Ravenna,  ela teve uma educação literária esmerada e se dedicou a ler trabalhos filosóficos, tornando-se o ideal feminino de uma mulher educada de seu tempo e uma charmosa anfitriã de saraus culturais. Ela foi uma das  primeiras mulheres  matriculadas em Ciências Naturais na Universidade de Perugia, na primeira metade do século XIX. Durante quarenta anos foi amante e amiga de Ludwig I da Baviera, que sempre a ouviu, inclusive em assuntos de governo.

dl227&display&max=250

Katerina Botsari

Katerina “Rosa” Botsari era filha  do general e  herói  da Guerra de Independência Grega e capitão dos Souliotes, Markos Botsaris.  Katerina pertencia à corte da Rainha Amália da Grécia. Em 1845 ela se casou com George Karatzas. Uma espécie da  rosa damascena foi nomeada Rosa Botsaris em sua homenagem.

Vejam mais alguns quadros da Galeria das Belezas de Ludwig I:

dl228&display&max=250

Amalie Von Schintling

dl237&display&max=250

Wilhelmine Sulzer

dl232&display&max=250

Anna Hillmayer

dl233&display&max=250

Josepha Conti

dl239&display&max=250

Marie da Prússia – Rainha da Bavária

dl234&display&max=250

Cornelia Vetterlein

dl235&display&max=250

Regina Daxenberger

dl230&display&max=250

Karolina Lizius

(Visited 1.079 times, 1 visits today)
Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,
0