Museum Of Br( )ken Relationships

Museum Of Br( )ken Relationships ou Museu das Relações Partidas fica em Zagreb na Croácia, é dedicado aos relacionamentos amorosos que tiveram o seu fim. Seu acervo é composto de objetos pessoais doados pelo público, ora testemunhando o seu término, ora significando parte dessa história. São sempre acompanhados de um depoimento escrito, triste, engraçado, mas sempre poético. Na verdade, todos capturam a condição humana de uma maneira ou de outra.

01

Foi fundado por dois artistas de Zagreb: Olinka Vistica, produtora de filmes e Drazen Grubisic, escultor.

Em 2003 o relacionamento do casal chegou ao fim depois de quatro anos. O que fariam com tantos “vestígios” dessa relação que foram acumulados? O que pertencia a um, o que pertencia ao outro?
Brincaram de fazer um museu para abrigar esses objetos pessoais. Começaram a pedir doações para os amigos de seus “vestígios”, suas memórias associadas  ao término de seus relacionamentos. Pronto, a coleção começou aí.
Foi vista pela primeira vez pelo público em 2006 em Zagreb.
A princípio foi uma coleção itinerante, viajando por vários países durante quatro a nos e arrecadando doações dos “corações partidos” no caminho.
O sucesso foi tanto que teve o seu lugar permanente em Zagreb em outubro de 2010.
Em 2011, o Musem Of Br( )ken Relationships ganhou o prêmio “The Kenneth Hudson Award”, por ser o museu mais inovador e criativo da Europa.

02

“Ex-axe” doação de uma senhora de Berlim

Ela usava o machado para golpear a mobília da sua namorada, após ter sido deixada por outra mulher.
“Duas semanas mais tarde, a moça em questão, veio atrás de sua mobília. Estava tudo amontoado em ripas de madeira, ela pegou aquele lixo e foi-se embora para sempre”
O machado foi um objeto providencial de terapia.

03

“Fake Breasts/Belgrado, Servia”

“Então depois de três anos juntos, meu marido comprou  esses falsos peitos femininos esculpidos, maiores que os meus e foi justamente na época de uma das nossas maiores crises do relacionamento. Ele me fazia usar durante a nossa relação sexual, porque dizia que isso o “ligava”. Fiquei desapontada por causa desses peitos falsos e o deixei para sempre.

04

“Key Bottle Opener”  23 de Janeiro 1988- 30 de junho 1988/Ljubljana, Slovenia

“Você falou de amor para mim. Deu-me pequenos presentes todos os dias, esse é um deles. A chave para o coração. Você virou a minha cabeça. Você não quis transar comigo. Eu entendi o quanto você me amou, só depois que você morreu de Aids”.

05

Esse Museu encoraja uma discussão e reflexão, não só sobre a fragilidade das relações amorosas, mas também pelas circunstâncias políticas, sociais e culturais que cercam as histórias que estão sendo contadas.

06

“A Can of Love Incense” Bloomington, Indiana
“Doesn’t work” – Não funciona

07

“A Divorce Day Mad Dwarf” – Ljubljana, Slovenia

“Ele chegou em um carro novo. Arrogante e sem coração. O anão estava perto do portão que ele havia destruído há algum tempo atrás. Naquele momento o anão “voou” direto no para-brisa desse novo carro, ricocheteou e foi parar no asfalto. Foi um grande loop, desenhando um arco do tempo e esse pequeno e longo arco definiu o fim do amor”.

08

“Dois anos e meio empacotados nessa pequena mala. Eu sempre soube que essa malinha seria suficiente”

O curador do Museu acredita, que cedendo ou  abandonando esses pequenos itens e sabendo que ficarão à mostra, de alguma maneira isso age de uma forma terapêutica nos sobreviventes de uma relação amorosa interrompida.

09

“A única coisa que restou de um grande amor foi a sua cidadania”

10

11

“Um Rato” …..algo rápido durante 2000, Saravejo, Bósnia-Herzegovina
“Faltou coragem para ele, como um rato…. então não podia durar”.

12

Camiseta

Finalizando… o interessante é que o Museu não demoniza os relacionamentos, nem os glorifica.
Em vez disso, ele os apresenta como são: complicados, frequentemente doloridos, mas potencialmente maravilhosos; e dá aos ex-amantes, ex-amados, a chance de fazer alguma coisa criativa com a dor do seu coração, oferecendo um lugar para finalmente deixar esse relacionamento descansar

(Visited 495 times, 1 visits today)
Tags: , , , ,
0