Pinturas de Susan Rothenberg

Susan Rothenberg

Susan Rothenberg

 

Sobre a Artista

 

Nasceu em  29 de janeiro de 1945 (69 anos), Buffalo, Nova York, Estados Unidos

 

Pintora  americana,  gravadora e desenhista. Desde tenra idade, foi incentivada pela família, professores e amigos para seguir na área das artes. Quando ainda estava  na escola, ela teve aulas de arte no  Museu  local (agora Buffalo, NY, Albright-Knox AG), que ela frequentemente visitava  desde o  início dos anos 50 até o final dos anos 60.  Estudou  na Escola de Belas Artes, da Universidade de Cornell, Ithaca, NY (1962-5). Também praticou escultura na Universidade Estadual de Nova York, Buffalo (verão 1964). Em meados dos anos  60 sofreu   influência de  Lucas Samaras, Larry Poons, Jasper Johns e Robert Morris.

 

Seus primeiros trabalhos maduros  vieram na década de 70  e os temas de cavalos  tornaram-na famosa. Outras imagens famosas  que incluem fragmentos  isolados do corpo, dançarinos, e outras figuras são autobiográficas na origem; neles, ela explorou e aprofundou seu interesse no processo inconsciente. Exemplos de trabalho de Rothenberg estão no MOMA, New York, Walker Art Center, Minneapolis, e no Museu Hirshhorn e Sculpture Garden, Smithsonian Institution, Washington, DC.

Fonte Oxford University

 

White  Horse

White Horse

 

Cavalo 1976

Cavalo 1976

Palavras de Susan Rothenberg: “Eu espero que minhas pinturas afetem as pessoas emocionalmente. Nas pinturas que me permitem introduzir afeto, eu me esforço para isto. Eu não tenho medo disto. E eu me importo muito com este lado, quando escolho meus temas.”

 

rothenberg-susan-chapter-still

 

susan

Cavalo 1979

Cavalo 1979

 

 

Emma's leg  1990-1 Oil on canvas  Angela Westwater, Courtesy Sperone Westwater, New York

Emma’s leg 1990-1 Oil on canvas Angela Westwater, Courtesy Sperone Westwater, New York

 

 

Goat Eye  1991 Ron and Ann Pizzuti, Columbus, Ohio

Goat Eye 1991 Ron and Ann Pizzuti, Columbus, Ohio

 

 

Dogs Killing Rabbi 1990-1 Oil on Canvas, Paine Webber Group, Inc.

 

 

Livro referência para este artigo Susan Rothenberg "Paintings from the nineties" Cheryl Brutvan  Robert Creeley

Livro referência para este artigo Susan Rothenberg “Paintings from the nineties” Cheryl Brutvan Robert Creeley

 

 

O que é notável sobre estas imagens é o poder que emerge de tal fragmentação: as imagens pictóricas transmitem  tensão e são muito reais, apesar de serem apenas sugeridas. As visões de Rothenberg, são visões parciais da realidade, e é principalmente a apresentação fragmentada de cenas reais, que Creeley acha mais fascinante para escrever seus poemas.

Ao se   mudar de Nova York, Susan Rothenberg passa a  produzir  pinturas que refletem sua mudança para uma casa estúdio isolada  no Novo México. Seu interesse está focado na evolução, na memória dos eventos observados e vividos.Agora, no entanto, ela não se preocupa com  a criação de séries. “Minhas pinturas são mais do que uma batalha para me satisfazer, e eu não penso nelas em série “, diz ela. Baseando-se em materiais de sua vida diária, ela confessa que, em seu trabalho atual “a segunda pintura parece completar a série.” Sentada em seu estúdio, Rothenberg fala abertamente sobre seu processo de trabalho e suas lutas  ocasionais no meio artístico.

 

Susan Rothenberg fala sobre a evolução de seu trabalho

Susan Rothenberg fala sobre a evolução de seu trabalho

 

 

Galisteo Creek 1992

Galisteo Creek 1992

 

Robert Storr

Robert Storr

 

 

Susan Rothenberg trabalhando em seu Estúdio

Susan Rothenberg trabalhando em seu Estúdio

 

 

1988 Museum of Modern Art

Museum of Modern Art 1988

 

 

Raven

Raven

 

 

Red Poker  1996-7  Oil on linen

Red Poker 1996-7 Oil on linen

 

 

Pope Alexander VI

Pope Alexander VI

 

 

Susan_Rothenberg_1

SW works

SW works

 

Moving in Place Miami

Moving in Place Miami

 

 

Dominó with martini

Dominó with martini

 

Espero que tenham gostado deste pequeno aperitivo. Susan Rothenberg é uma artista fantástica, que leva muito a sério seu trabalho.Suas obras sempre despertam em mim sentimentos diversos, ora emoção com  afetividade, ora repulsa e estranhamento, mas sobretudo um imenso respeito e admiração!

(Visited 533 times, 1 visits today)
Tags: , , , , , , , , , ,
0